Mês da Consciência Negra: 2° Campeonato de Capoeira é realizado em Itupeva

Como parte da programação especial do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Cultura, promoveu neste domingo, 10 de novembro, o 2° Campeonato de Capoeira, realizado na Chácara do Abobrinha.


O evento que contou com a participação de 41 atletas – locais e também da região – foi prestigiado pelo prefeito Marcão Marchi e pela primeira-dama, Dani Marchi. “Este evento foi uma verdadeira homenagem a todos os grupos de capoeira da cidade e da região, com propósito de incentivar o esporte”, destaca o prefeito.

A secretária municipal de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan demonstrou sua alegria em organizar o 2° Campeonato de Capoeira em Itupeva. “Este evento representa a importância da Capoeira na cultura brasileira. Além do que, contribui para a propagação deste jogo, já que a cidade conta com muitos adeptos”, afirma.
Quem também participou do evento foi o secretário municipal de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, que enfatizou a criação do campeonato, promovido pela atual gestão, “reconhecendo toda importância do lado esportivo, cultural e histórico da Capoeira, sendo um esporte genuinamente brasileiro”, ressalta.

Sobre a competição – As disputas foram divididas nas seguintes modalidades: Individual, Jogo de Duplas e Regional (categoria 1 – até 78,5 quilos e categoria 2 – acima de 78,51 quilos), contando com arbitragem da Federação Paulista de Capoeira.

Na categoria Individual, o 1° lugar ficou com Robson Soares da Silva, o 2° lugar com Kelvin Rodrigo Souza e o 3° lugar com Miguel Barbosa Carneiro.

Já no Jogo de Duplas, o 1° lugar foi conquistado por Adriano das Neves Santana e Bruno Ricardo G. de França, o 2° lugar para Robson Soares da Silva e Denes Tiago Soares e o 3° lugar para Antônio Paulo de Lima e Rogério Evaristo da Costa.

Na modalidade Regional, categoria 1 – até 78,5 quilos, o título ficou com o atleta, Bruno Ricardo Galvão de França, seguido por Robson Soares da Silva e Adriano das Neves Santana.

Ainda na modalidade Regional, porém, aa categoria 2 – acima de 78,51 quilos, o 1° lugar foi para Edson Alves Schimit, o 2° lugar para Miguel Barbosa Carneiro e o 3° lugar para Marcos Eduardo Ribeiro.

Opinião dos participantes – Presente no 2° Campeonato de Capoeira, o mestre e professor da Casa da Cultura de Itupeva, Vanderlei Henrique de Castro, o conhecido Torão, aprovou a realização deste evento na cidade. “Trata-se de um evento que incentiva à cultura, o esporte, promovendo uma verdadeira reunião de atletas de Itupeva e das demais cidades da região”, disse.

Seguindo o mesmo raciocínio, a capoeirista, Luciana Souza Maia também gostou bastante da competição. “Afinal, este encontro promoveu a arte brasileira, unindo atletas de diversos municípios da região”, comenta.

O contramestre de Capoeira, Antônio Paulo de Lima (Aranha) também ficou muito feliz com este campeonato em Itupeva. “Reforçando a união do esporte e do povo brasileiro, em prol da cultura e da nossa arte”, enfatiza.

Saiba mais – O evento deste domingo foi abrilhantado pela presença da Miss Simpatia, Thaís Bezerra e também pela Miss Beleza Negra, Jéssica Carvalho.

Programação especial – No dia 20 de novembro, a partir das 19 horas, está programada uma Roda de Capoeira no Parque da Cidade, próximo à área onde estará montada a Feira Livre.

O encerramento do “Mês da Consciência Negra” acontecerá no dia 30 de novembro, às 18 horas, também no Parque da Cidade, com atrações das Oficinas da Casa da Cultura.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.